19 de jan. de 2011

2- Campamento De Agostini

No primeiro dia no De Agostini, acordamos cedinho e já fomos até o Campamento Prestadores de Serviço, que fica à uns 30 minutos do acampamento em que estávamos. Já tínhamos reservado em Chalten, a trilha até o Glaciar Torre que passa a tiroleza pelo rio Fitz Roy e segue até o Glacial Torre, onde vestimos os grampões nas botas para andar em cima do gelo, chamado Ice Trekking, fizemos até uma iniciação em escalada no gelo, que foi demais, o passaeio pelo gelo é emocionante.

Trilha da Laguna Torre, riacho de àguas cristalinas

Tirolesa do Rio Fitz Roy
Glacial Torre ao fundo
Glaciar Torre

Voltamos até o campamento Prestadores no final da tarde lá pelas 17 horas onde é servido um café e logo depois voltamos ao De Agostini, muito molhados e com frio; o dia todo foi chuvoso porém sem vento, mas mesmo assim, o passeio é imperdível. É preciso muito bom condicionamento físico, ainda mais para quem vai sair e voltar até El Chalten.

Nosso grupo do Ice Trek do Glaciar Torre

No segundo dia, resolvemos que ficaríamos ali pela região fazendo algumas trilhas sem mochila pesada, fomos até o Mirador Maestri, o dia estava espetacular, mas o vento estava soprando forte e a rajada no alto do Mirador estava assustadora.

Conhecemos a Casita do Filme Cerro Torre de Werner Herzog, e ficamos lembrando de algumas paisagens e pedras que lembrávamos das cenas no filme.

Mirador Maestri
O terceiro dia foi novamente de deslocamento, fomos para o Campamento Poincenot, pelo Sendero Madre y Hija, no inicio da trilha lá pela 11 hs o dia estava muito bom, o caminho é muito bonito, segue subindo por um bosque até alcançar as lagunas, daí o caminho passa a ser plano até o Poincenot, quando saimos do bosque já perto das lagunas, começou a chover forte e sentimos que o vento também estava judiando, fizemos o último trecho numa correria danada, visto que, a chuva e o vento ia deixando-nos com muito frio, apesar do corpo já estar aquecido pelas horas de trekking já acumuladas até lá.

Trilha para o Poincenot, via lagunas Madre y Hija

Números das trilhas

22/10/2010 Trekking Glaciar Torre
- Fitz Roy Expediciones (guias: Gisela / Juan)
- 8,7 km
- saída: 9:00 hrs (acampamento Prestadores)
- retorno: 17:30 hrs
- chuva, frio e sem vento.

23/10/2010 Mirador Maestri
- saída: 12 hrs
- tempo bom, sol e vento forte.
-retorno: 15 hrs

24/12/2010 De Agostine - Acampamento Poincenot (via lagunas Madre y Hija)
- 10,68 kms
- duração: 3h30min.
- clima: frio, chuva e vento forte.