19 de jan. de 2011

3- Campamento Poincenot

Quando chegamos no Acampamento Poincenot, não sentimos tanto o vento e a chuva, visto que, fica num lugar muito abrigado no meio do bosque de lengas. Montamos nossas barracas secamos o corpo e vestimos roupas secas, era dia 24/12, véspera de Natal.
Abrimos um vinho e comemos uma sopão de feijão Knorr, nessas horas uma comida quente é tudo de bom.

Visual fantástico do Fitz Roy a partir do Acampamento Poincenot

De manhã cedo dia de Natal (25/12/2010), o dia estava lindo sem nuvem e pouco vento. Dia ideal para ir até a Laguna de Los Tres, foi o nosso presente.
Fizemos a trilha desde o acampamento Rio Blanco, em 55 minutos, tempo que nos surpreendeu. Lá em cima, estava maravilhoso, o Fitz Roy todo aberto, com todas as montanhas abertas num cenário maravilhoso, Laguna de Los Tres.

Laguna de Los Tres

Acredito que este lugar seja uma das visões mais belas desta Terra, sem exageros. Encontramos com diversos brasileiros, ficamos brincando como crianças na neve acumulada à esquerda da Laguna de Los Tres, éramos em 6 brasileiros, João Paulo/Gisele/Gustavo/Michel/Ana Paula e Daniel, ficamos até o entardecer, fomos o último grupo a sair da Laguna.

Expedição Brasileira: Daniel/Ana Paula/Michel/Gisele/João Paulo/Gustavo


Gustavo, Gisele e João Paulo na neve na Laguna de Los Tres


Nosso segundo dia de Poincenot (26/12/2010), resolvemos descer para Chalten, tomar um banho e matar a vontade de um Helado de Calafate, fizemos a trilha de descida em 2 horas, fomos até o Rancho Grande, tomamos um banho por 5 pesos e comemos uma pasta, Sorrentinos com queso azul, maravilhoso e uma Coca-cola. hehehe.

Hostel Rancho Grande, El Chalten

 Saimos de Chalten, eram quase 19 horas, em direção ao Poincenot, o tempo estava mudando e acusando que viria chuva pela frente. Fizemos a volta em passos largos e rápidos para tentar fugir da chuva, mas perto da laguna Capri no meio do caminho a chuva já estava pegando forte e o vento era de arrepiar. Chegamos no Poincenot com 1h50min, fomos direto para a barraca, trocamos a roupa molhada e comemos algumas empanadas que havíamos comprado em Chalten.

Rio Blanco, trilha para a Piedra del Fraile


No dia 27/12/2010, baixamos o acampamento e seguimos para a Piedra del Fraile, fomos por um caminho pouco usual, para quem está descendo o Rio Blanco, na sua margem esquerda, o mesmo lado do Glaciar Piedras Blancas. O dia estava muito bom, sol e pouco vento. Foi tranquilo até o Glaciar Piedras Blancas, apesar de que o peso das mochilas continuavam grande.
No Piedras Blancas, baixamos as mochilas e ficamos lá por uma hora, fomos até o lago do glaciar e aproveitamos as paisagens que são magníficas.


Glaciar Piedras Blancas

 A travessia do Rio já é um caso a parte, é preciso bastante atenção em razão do tamanho das pedras a serem transpostas além do volume e velocidade da água, ainda mais com as mochilas pesadas nas costas. Esta travessia é bastante perigosa. Depois dessa parte fica tranquilo até o refúgio Los Troncos.

Números das trilhas:

25/12/2010 - Laguna de Los Tres
- 2,66 km - 1 hora
- sol, pouco vento e dia quente.
- expedição brasileira, encontramos além de nós três mais o Michel a Ana Paula e o Daniel.
ps. fomos os últimos a sair da laguna de Los Tres, era mais de 7 horas da noite, com sol alto ainda.

26/12/2010 - Poincenot - Chalten - Poincenot
- banho no hostal Rancho Grande
- total 18km (ida e volta)
- ida - 2 hrs - sol e vento
- volta - 1h50min - chuva e vento

27/12/2010 - Poincenot - Piedra del Fraile
- 12,23 km
- saída: 12 hrs
- chegada: 17h40min
- parada de 1 hora no Glaciar Piedras Blancas
- tempo: sol e com pouco vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário