19 de jan. de 2011

5- El Chalten

O dia a dia no pequeno povoado de El Chalten é um capítulo a parte, aquele lugar para mim é mágico, o movimento de escaladores e trekkers pela ruas é intenso, suas lojas de artigos de montanha e aventura são deliciosas, com preços muito bons, até melhores que os de Calafate e Buenos Aires. Os restaurantes são ótimos e a cervejaria artesanal La Cerveceria é maravilhosa com as cervejas Rubia (pilsen) e a Negra (bock) acompanhadas com muita pipoca.

El Chalten, no entardecer
 
 Na passagem de ano fomos ao restaurante Pangeia, que tínhamos feito reserva no dia do banho em Chalten (26/12), comemos truta e bife argentino (bife de Chorizo) com um vinho Malbec, estava delicioso.

Nosso ano novo, hostal Patagonia (Laureana/Ranieri/Gustavo/Catherine/Gisele)

Voltamos ao Hostel, esperamos a meia-noite com um casal de Brasília, o Ranieri e a Lauriana mais uma francesa Catherine, artista pintora de Paris, nossa companheira de quarto. Lá pela 1 hora da manhã, fomos até a Festa oficial de Ano Novo em Chaltén, no galpão do povoado depois da ponte do rio Fitz Roy, tinha muita gente, todo o pessoal do povoado estava por lá, muita animação e música ao som da banda Siete Venas, local de Chalten.

Trilha da Loma del Pliego Tumbado, ao fundo o Cerro Torre, Poincenot e Fitz Roy


Só voltamos as trilhas no dia 02/01/2011, fizemos o Sendero da Loma Del Pliego Tumbado, trekking imperdível e ainda mais com um dia especial, sem nenhum vento, muito calor e nenhuma nuvem no céu. No Cume da Loma, com pouco mais de 1500 mts de altitude, avista-se todas as montanhas de Chalten numa visão panorâmica de 360º, o Cerro Solo, o Glaciar Torre e a laguna Torre com o Cerro Torre ao fundo e à sua direita Los Tres (Saint Exupery, Poincenot e Fitz Roy). A Loma fica quase na altura do Cerro Solo à sua esquerda. é uma trilha bastante longa e sempre subindo, até o cume de uma montanha pelada sem nenhuma vegetação, o último trecho é o mais empinado com pouco mais de 30 minutos de subida num rítmo forte.

Visual da Loma del Pliego Tumbado, num dia maravilhoso

 Nos outros dias fizemos algumas corridas pela estrada que chega em Chalten e também para o Chorilho del Salto, passando por toda a BiciSenda (trilha para mountain bike de uns 3 kms).
Dia 05/01/2011, nos despedimos de Chalten, fomos para o inferno da cidade grande, Buenos Aires, onde ficamos até o dia 07/01, quando voltamos para São Paulo e logo seguimos para Araraquara-SP de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário