19 de jan. de 2011

4- Refugio Los Troncos

Chegamos no Refúgio Los Troncos, na Piedra del Fraile no final da tarde, fomos muito bem recebidos pela Flavia e pelo Jose, o casal que toma conta do refúgio, são pessoas do campo da região de Bariloche, que se tornaram muito amigas e são gente muito especiais.

Nosso acampamento em Piedra del Fraile

 Logo na manhã seguinte, o tempo estava muito bom, dia de subir o Paso del Cuadrado, fomos até o Acampamento base Piedras Negras, base de escaladores na montanha que vão tentar fazer o Fitz Roy e as agulhas ao lado. Resolvemos não fazer o Paso, visto que, não tínhamos grampões nem polainas ou calças impermeáveis para andar pelo glaciar nevado até o Paso do Cuadrado, é um trecho muito íngreme de pouco mais de uma hora de caminhada por um Glacial onde há neve acumulada de uns 30 cm, ao transpor o paso pode-se avistar o Cerro Torre e o Hielo Continental Sul, seria uma visão impressionante e inesquecível que ficou para ser concretizada numa nova oportunidade, e quem sabe o Paso Marconi.

Trilha até o Paso del Cuadrado

Quando baixávamos do Piedras Negras, cruzamos vários escaladores que iriam tentar os cumes daquela região do Piedras Negras, era dia 28/12/2010.

Acampamento Piedras Negras, para escaladores

No dia seguinte, fomos até o lago elétrico e a laguna Pollone, trilha tranquila pelo vale do Rio Elétrico, mas também de beleza exuberante.
O dia 30/12/2010, foi de trilha pesada, era hora desmontarmos nosso acampamento no Fraile e seguirmos para nossa maior trilha em distância, até a Laguna Capri via hosteria El Pilar, iríamos caminhar o trecho contrário ao feito na descida do Rio Blanco até o Fraile, posição atual.
É uma trilha que apesar de longa é tranquila e muito segura, toda feita no bosque e muito bem marcada.
Piedras Negras, com o Paso Marconi ao fundo

Saimos logo cedo, depois de despedirmos dos nossos amigos Flavia e Jose, caminhamos direto até a Hosteria El Pilar, queríamos muito tomar um chá ali no Pilar mas estava fechado, comemos um bolo com Tang de laranja delicioso por ali mesmo.
Chegamos no Poincenot, demos uma parada para descanso comemos uma sopa Liofilizada, ficamos por mais ou menos uma hora descansando e logo seguimos até a Laguna Capri, no campamento Capri. O dia todo esteve muito bom com sol e nenhum vento.
Na laguna Capri, montamos as barracas pertinho de um mirador que se via a Laguna e o Fitz Roy ao fundo, paisagem magnífica, de encher os olhos. Durante a madrugada acordamos para mirar o nascer do sol na laguna e avistar o Fitz Roy, mas estava nublado e pouco se via as montanhas, mas mesmo assim foi um momento muito especial. Logo de manhã, desmontamos tudo e seguimos para El Chalten, era dia 31/12/2010 e já tínhamos reserva no Albergue Patagonia até o dia 05/01/2011.

Números das trilhas:

28/12/2010 - Paso del Cuadrado (piedras negras)
- 2,86 km
- desnível : 1000 metros
- saída: 10 hrs
- chegada: 16 hrs.

29/12/2010 - Lago Pollone / Lago Elétrico
- 9,0 km (ida e volta)
- tempo bom, sol, vento e calor.
- saída: 12hrs
- retorno: 15h30min

Nenhum comentário:

Postar um comentário